quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Oque a Historia Estuda?

   Bem, você deve estar se perguntando aonde queremos chegar; afinal, oque a Historia estuda?
   A Historia estuda justamente o processo de mudanças ocorridas nas sociedades. Incluem-se aí as mudanças no campo da tecnologia, da moda, da alimentação, da construção de moradias, do lazer etc.
   Mas a Historia não estuda apenas as mudanças. Estuda também permanências, ou seja, aquilo que, mesmo com o passar dos anos, não mudou, ou mudou pouco. As construções presentes em algumas cidades brasileiras, como Dinamantina, Ouro Preto, Mariana ou Tiradentes, em Minas Gerais, são muito parecidas com aquelas de antigamente.




 Dinamantina em 2006.



   As permanências também podem ser percebidas nas brincadeiras antigas que continuam sendo praticadas. Um exemplo de permanência é o jogo amarelinha.
   Concluindo, a Historia estuda as mudanças e também as permanências. Procura perceber o modo como as pessoas viviam nos tempos antigos e como vivem hoje, bem como a relação entre aqueles tempos e os tempos atuais. Ou seja, a Historia estuda o tempo passado e também o presente. Por isso, pode-se dizer que a Historia é o estudo dos seres humanos no tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário