quarta-feira, 17 de agosto de 2011

As fontes da Historia

   O trabalho do historiador é semelhante ao do detetive. Ao investigar um caso, o detetive usa os vestígios deixados pelos envolvidos, como um fio de cabelo, um brinco, uma lata vazia... O historiador age da mesma forma: utiliza todos os vestígios ou pistas disponíveis para construir um conhecimento sobre a História. Os vestígios (escritos, imagens, objetos etc.) produzidos pelo ser humano na sua passagem pela Terra são chamados de fontes históricas.
    As fontes históricas podem ser escritas, visuais, orais e da cultura material.
   Cédulas de identidade, diários, leis etc. são exemplos de fontes escritas; fotografias, pinturas, desenhos e cartões-postais são exemplos de fontes visuais.
Essa família é um exemplo de fonte
   Cantigas, lendas e entrevistas são exemplos de fontes orais. Nas sociedades que não usam a escrita, é quase sempre por meio dos mais velhos que os mais novos ficam sabendo da Historia. As lembranças dos mais velhos são, portanto, fonte para o conhecimento da Historia.
   Brinquedos, móveis, vestimentas etc. são objetos da cultura material de um grupo ou povo; como tal, também são importantes fontes históricas.
Esses objetos são exemplos de cultura material.

   Pois bem, imagine que daqui a cem anos um historiador queira descobrir os divertimentos prediletos nas crianças nas cidades brasileiras de hoje. O primeiro passo será reunir vários tipos de fontes (textos, imagens, relatos orais, objetos e etc.) com informações sobre esses divertimentos.
   Depois de reunir e organizar o material escolhido, o historiador verifica quais os divertimentos mais praticados pelas crianças; em seguida passa a comparar, relacionar, analisar e, assim, aos poucos, vai construindo a sua versão a respeito do assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário